No mês em que se comemora o Dia Internacional da Dança, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), retoma, no período de 18 a 29, as apresentações da 15ª edição do projeto Quarta que Dança, consolidado como um dos principais mecanismos de promoção da Dança da Bahia.

A programação terá um total de 23 sessões gratuitas nos municípios de Salvador, Ituberá, Juazeiro, Taperoá e Uauá, reunindo espetáculos, danças de rua e trabalho em processo de criação. Na capital, os trabalhos de palco estão previstos para o Centro Cultural Plataforma, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Espaço Cultural Alagados e Espaço Xisto Bahia, com apoio da Diretoria de Espaços Culturais da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult/Secult).

As performances ao ar livre acontecem, em Salvador, na Praça Dois de Julho (Campo Grande). No interior, o Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, a Praça do Centro de Ituberá, a orla marítima de Taperoá, o auditório da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, em Uauá.

A mostra Quarta que Dança 2013 – Mês da Dança realiza apresentações que foram suspensas no ano passado para a regularização de compromissos relacionados ao cumprimento do Decreto nº 14.682/2013, que determinou o contingenciamento no orçamento das secretarias e órgãos estaduais.

Antes disso, já haviam sido feitas 31 apresentações da série de 21 propostas participantes, selecionadas dentre 120 inscritas em edital público, representando um panorama contemporâneo da diversidade da produção em Dança na Bahia.

Inscrições – Espetáculos, intervenções urbanas de dança e danças de rua podem ser inscritos para o Quarta que Dança 2014 até o próximo dia 23. Os 17 trabalhos, a serem selecionados, vão compor uma programação totalmente gratuita que acontecerá às quartas-feiras, nos meses de setembro e outubro, em Salvador e cidades do interior da Bahia.

Cada um deles fará duas apresentações, recebendo um cachê total de R$ 7 mil, para os espetáculos, e de R$ 5 mil, para intervenções urbanas e danças de rua. O texto do edital pode ser consultado no site da Funceb, onde também estão disponíveis mais informações sobre o projeto e toda a programação.