Idosos do Grupo Conviver, do Centro Social Urbano (CSU) de Narandiba, tiveram oportunidade de ouvir músicas de Antonio Vivaldi e Johann Sebastian Bach, entre outros compositores, esta semana. O grupo Bahia Cordas, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), fez apresentação do Projeto Cameratas na unidade, que é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Coordenação de Ações Intersetoriais (Cais).

O evento aconteceu na quarta-feira (23). “Quero levar os músicos para minha casa para que eles toquem enquanto eu durmo”, comemorou a integrante do grupo de convivência, Aline do Carmo. Para ela, que assistiu a uma apresentação de música clássica pela primeira vez, a experiência foi gratificante. “Aprendi curiosidades sobre o violino. É esplendoroso!”.

Segundo a coordenadora do CSU de Narandiba, Cláudia Guimarães, a iniciativa é uma novidade no espaço e demonstra a preocupação do Estado em levar cultura aos segmentos atendidos em ações desenvolvidas pelo governo. “O público só tem a ganhar”.

O Projeto Cameratas, que tem como objetivo a formação de plateia para a música de concerto, é apresentado por integrantes da Osba, os quais formam grupos com repertório específico em diversos estilos. O projeto tem apoio da Secretaria de Cultura (Secult), Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Teatro Castro Alves (TCA).

Com repertório bastante variado, o grupo Bahia Cordas toca de música barroca à sacra e popular, além de composições dos integrantes da camerata.