Com o objetivo de promover a cultura das comunidades remanescentes quilombolas, valorizar e resgatar a história dessas populações e promover o encontro de suas lideranças, acontece dias 4 e 5 deste mês, no município de Itacaré, região sul da Bahia, o I Festival da Cultura Quilombola de Itacaré.

O evento, que tem o apoio da Coordenação de Povos e Comunidades Tradicionais do Projeto Quilombolas, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vai viabilizar o diálogo entre as comunidades quilombolas do estado e instituições do poder público, para atendimento de suas demandas.

A programação será iniciada na próxima sexta-feira (4), no Centro Cultural do Porto de Trás, com o encontro de lideranças quilombolas da Bahia e apresentação das palestras ‘Programa Brasil Quilombola’ e ‘Políticas Públicas para Quilombolas’.

À tarde, está prevista uma mesa de debates sobre políticas públicas com discussões sobre temas como Infraestrutura, Produção, Educação e Cultura. No final da tarde, acontecerá a Assembléia Geral das Lideranças Quilombolas, com plenária e elaboração da Carta ao Poder Público.

Cortejo cultural

A abertura do festival, às 19h, contará com um cortejo cultural e desfile das manifestações quilombolas do Centro Cultural até a Praça São Miguel. Na praça, será exibido um documentário sobre os anciões e líderes quilombolas, além de exposições de fotos retratando as comunidades, pessoas, modos de trabalho e alimentação, e mostra de telas de artistas quilombolas.

No sábado (5), a programação do festival continuará movimentando visitantes e a população local que poderá visitar a Feira de Economia Solidária Quilombola, na Praça São Miguel, onde serão mostrados o artesanato, culinária e medicina alternativa quilombola.

Empreendedorismo

As oficinas de formação para quilombolas, das 9h às 16h, no Cinema Cultural, vão abordar assuntos ligados ao empreendedorismo, gastronomia, economia solidária, captação de recursos e elaboração de projetos culturais serão mais um atrativo para os participantes.

Nesse mesmo dia e horário, no Centro Cultural do Porto de Trás e no Clube Pirajá, o festival também trará em sua programação oficinas de manifestações quilombolas com mostra de capoeira, artesanato e samba de roda.

A apresentação de manifestações culturais quilombolas promete também invadir a Praça São Miguel, das 16h às 22h, com danças típicas dos quilombolas, a exemplo do bicho caçador, volta da jibóia, cirandas de roda e dança afro-brasileira.

Parceiros

O festival tem como parceiros e apoiadores o ITI – Instituto de Turismo de Itacaré, a Associação Embaúba, o Centro Publico de Economia Solidária (Cesol), a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a Prefeitura de Itacaré e as secretarias municipais de Turismo, de Cultura e de Educação de Itacaré.

Integram também as parcerias a Fundação Cultural Palmares, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e empresários de Itacaré.

O evento está sendo organizado pelo Conselho Quilombola de Itacaré e pelas comunidades do João Rodrigues, do Fojo, de Santo Amaro, Porto de Trás e Serra de Água.