A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) lança no próximo dia 23, no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, em Salvador, a Campanha Coração Azul, iniciativa que tem a adesão de diversos artistas nacionais para o enfrentamento ao tráfico de pessoas.

O lançamento acontece durante encontro entre representantes dos núcleos de enfrentamento ao tráfico de todo o Brasil e equipes de profissionais responsáveis por recepcionar pessoas deportadas e não admitidas em outros países.

Na ocasião, a SJCDH, por intermédio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Bahia, exibirá o documentário ‘Tráfico de Pessoas: A Escravidão Moderna’, que pretende alertar o público jovem sobre esse tipo de crime e violação aos direitos humanos.

Na ocasião, será exibido o depoimento de três vítimas baianas que contam seus sonhos, perigos, dores e os desafios do retorno para casa, além de entrevistas com parceiros da rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Estado da Bahia.

Reunião

No período de 23 a 25 deste mês, também em Salvador, acontece a IX reunião Técnica de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Postos Avançados de atendimento Humanizado ao Migrante. O objetivo é implementar as ações previstas na Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e fortalecer a Rede Conveniada de Núcleos e Postos.

De acordo com informações fornecidas pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o tráfico de pessoas é apontado como uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo, que vitima cerca de 2,5 milhões de pessoas, movimentando aproximadamente 32 bilhões de dólares por ano.