Com a campanha ‘Seja Amigo da Sua Voz’, o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realiza no Dia Mundial da Voz (16 de abril) uma série de atividades para docentes da rede pública estadual. A cantora Carla Visi, madrinha da campanha, apresenta uma aula-show e outros convidados participam de uma mesa redonda, que vai abordar os cuidados com a voz.

O evento acontece no auditório da secretaria, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, a partir das 8h30, com a presença do secretário estadual Osvaldo Barreto. Participam também representantes da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Conselho Federal de Fonoaudiologia, universidades parceiras (públicas e privadas), além de pesquisadores e professores da área de voz, estudantes de fonoaudiologia, entre outros.

“A voz é o instrumento de trabalho do professor e nada mais oportuno que, na data em que se comemora o Dia Mundial da Voz, prestigiar esse profissional, oferecendo um momento lúdico, reflexivo e de aprendizagens”, afirma a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, Regina Borges. Ela ressalta a importância do docente conhecer as técnicas do bom uso da voz para melhorar o desempenho profissional e, consequentemente, potencializar o aprendizado dos alunos. “É preciso ter alguns cuidados vocais, como aquecer antes de entrar em sala de aula”.

Programação

Após a abertura do evento, que será seguida da apresentação do coral da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), acontece a mesa redonda moderada pela professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Maria Lúcia Vaz Masson. Vão participar dos debates o locutor e jornalista Jefferson Beltrão, a cantora e jornalista Carla Visi, a docente Maria José Calheiros, o operador de marketing Jairo Santana e a atriz Iara de Carvalho Villaça. Já no foyer do auditório, profissionais do Posto de Saúde do Servidor (PAS) estarão disponíveis para sessões de massagens, de auriculoterapia e de toque terapêutico.

A partir das 14h vão ser realizadas oficinas multidisciplinares ministradas por profissionais das áreas de fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. “Trabalhamos com a multidisciplinaridade porque olhamos para o professor como um ser integral. Ao trabalharmos diversas áreas conjuntamente, obteremos visão geral da sua saúde. Essa sincronia de informações vai ajudar no resultado que se espera, que é promover o bem-estar para que sejam positivos os desempenhos profissional, social e pessoal”, explica a coordenadora do programa.

Promoção da saúde

O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, que funciona no SAC Educação, no Instituto de Cacau, no Comércio, em Salvador, disponibiliza serviços nas áreas da fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, serviço social e psicologia, que podem ser agendados pelo telefone (71) 3117-1434 ou pessoalmente, das 8 às 16h. De caráter interdisciplinar, o serviço dispõe de profissionais de saúde disponíveis para atender os educadores.

Por meio do programa também são realizadas atividades de prevenção e promoção à saúde nas escolas da rede pública estadual de ensino, com oficinas e workshops dirigidos. Os atendimentos acontecem em 288 escolas-polo de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari. Desde que foi lançado, em 2009, o programa beneficiou mais de sete mil educadores na capital baiana e Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Além de investir na prevenção de doenças e em ações que promovam a saúde dos educadores da rede, a secretaria faz o encaminhamento para a assistência e a reabilitação, junto às instituições parcerias, a exemplo da Ufba, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), Faculdade Social da Bahia (FSBA), Serviço de Saúde Ocupacional (Sesao), centros de Assistência Psicossocial e centros de Referência de Assistência Social.