As professoras de educação física da rede estadual Josiane Climaco e Márcia Lúcia dos Santos conquistaram o 3º lugar no Prêmio de Esporte Educacional Petrobras com o projeto ‘Das Escolas da Ginástica à Ginástica da Alegria na Escola’, desenvolvido no Colégio Estadual Marcílio Dias, em São Tomé de Paripe, Salvador. A premiação aconteceu nesta terça-feira (15), na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, com a presença de representantes da empresa e do ex-jogador de futebol e tricampeão mundial Jairzinho.

Um dos dez finalistas da premiação, o projeto concorreu com outras 1.406 iniciativas. Para a professora Josiane Climaco, apostar no diferente foi o que deu visibilidade à iniciativa. “Nosso projeto primou por outros conteúdos para além da predominância do futebol. Nós articulamos várias modalidades de ginástica, capoeira e danças de matrizes africanas”.

A comunidade estudantil comemora o prêmio de R$ 50 mil, que vai ajudar na continuidade do projeto. Além da premiação para a unidade de ensino, as autoras-líderes receberam a quantia de R$ 5 mil. A premiação é uma iniciativa do Programa Petrobras Esporte e Cidadania, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds). O objetivo é fortalecer o esporte educacional, reconhecendo e disseminando diferentes experiências.

Iniciado em 2011, o projeto surgiu como desejo das professoras de popularizar a ginástica. O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso ao conhecimento da cultura corporal, fazendo com que os estudantes experimentem outras modalidades de educação física. As atividades envolvem todos os estudantes nas aulas regulares de educação física e em oficinas esportivas, abordando a ginástica rítmica, circense, aeróbica, além das danças e lutas de matriz africana.