‘Dia da Matemática: o que estamos fazendo para garantir o direito de aprender matemática’ é o tema do I Workshop de Educação Matemática da Bahia, que a Secretaria da Educação do Estado promove nos dias 5 e 6 de maio, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. As inscrições podem ser feitas no Portal da Educação.
 
O evento, que comemora o Dia da Matemática (6 de maio), tem a parceria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática/Bahia (SBEM-BA) e é destinado a coordenadores dos diversos cursos e programas, representante dos estudantes do curso regular e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) – presencial e a distância -, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) – licenciado e professor supervisor – e alunos de mestrados na área de matemática.

O objetivo do workshop é promover a reflexão sobre o papel dos programas de formação de professores de matemática e potencializar parcerias entre os programas voltados à disciplina. “Nossa intenção é construir uma agenda de ações e pauta para o V Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, que ocorre em agosto próximo, e para o IV Simpósio Baiano das Licenciaturas”, explica a diretora geral do IAT e vice-presidente do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof-BA) Irene Cazorla.

Um dos destaques da programação é o painel que terá como tema ‘O olhar dos cursos de pós-graduação: coordenadores dos cursos acadêmicos e Profmat’, marcado para o dia 5 de maio, às 13h30. “Ressaltamos a relevância da presença dos educadores na discussão sobre o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), que tem possibilitado um novo espaço de formação para professores de Matemática na Educação Básica da Bahia”, enfatiza Cazorla.

Pioneiro

O estado da Bahia tem sido um grande pioneiro no movimento da educação matemática no país. Mostra disso é a realização dos Encontros Baianos de Educação Matemática (15 edições), dos Fóruns de Licenciatura (quatro edições), Olimpíadas de Matemática (dez edições) e a Feira Baiana de Matemática (oito edições). Neste ano, sediará a III Feira Nacional de Matemática.

Na educação básica, a secretaria estadual implementou ainda programas estruturantes, que alavancam o ensino da matemática na escola pública, como por exemplo, o Gestar na Escola e o Ensino Médio em Ação, que, este ano, foi continuado por meio do Pacto pelo Ensino Médio.

No campo da formação de professores, a Bahia conta com os cursos regulares de licenciatura em matemática nas universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Feira de Santana (Uefs), do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Instituto Federal da Bahia (Ifba) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Essas instituições também oferecem curso, em regime especial, no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que deverá formar 27 turmas presenciais e duas a distância, entre 2014 e 2015.