A Previdência Estadual da Bahia aguarda o recadastramento de 36,8 mil servidores aposentados ligados à Secretaria da Educação. Foram convocados 52.704 inativos do órgão, porém até o momento pouco mais de 17 mil regularizaram a situação. Quem ainda não respondeu ao chamado tem até o final de junho para comparecer a uma das unidades de Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev) ou à sede da Previdência Estadual, no SAC Servidor (Multishop Boca do Rio), na capital baiana.

Aposentados residentes em Salvador e área metropolitana foram divididos em três grupos, conforme o escalonamento por ordem alfabética. Até o final deste mês, são convocados inativos com iniciais de ‘A’ a ‘I’. Para o mês subsequente, devem responder ao chamado aposentados com nomes iniciados pelas letras ‘J’ a ‘M’. Por último, em junho, é a vez dos inativos com iniciais de ‘N’ a ‘Z’.

Para os inativos residentes no interior baiano e também os que moram fora do estado ou em municípios ainda sem cobertura previdenciária, o recadastramento pode ser feito a qualquer tempo entre abril e junho.

Atendimento

Com o objetivo de ampliar o atendimento aos servidores no interior, a Previdência Estadual realiza o recadastramento itinerante. O atendimento acontece nas Diretorias Regionais de Educação (Direc) nas cidades de Ribeira do Pombal e Seabra (5 a 9 de maio), Paulo Afonso e Ibotirama (12 a 16 de maio), Guanambi (26 a 30 de maio), Caetité e Itapetinga (2 a 6 de junho).

O recadastramento pode ser feito em uma das 44 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), lotadas nos postos da Rede SAC e Pontos Cidadão, no Brotascenter, no bairro de Brotas, ou ainda no SAC Servidor, que atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, no Multishop Boca do Rio.

O serviço também pode ser agendado para atendimento na Previdência Estadual (3116-5437/3116-5440/3116-5434) e nos Postos SAC do Shopping Paralela, Salvador Shopping, SAC Feira Centro II e Passeio Norte, em Lauro de Freitas (0800 071 5353/4020-5353).

Para efetivar o recadastramento, os inativos devem apresentar os originais da carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de endereço, a exemplo de contas de água, luz ou telefone, todos originais.

Os residentes em local fora da área de cobertura previdenciária poderão se recadastrar mediante envio dos documentos autenticados para a Suprev (Avenida Dom João VI, n° 1.050, 2° piso, Brotascenter, bairro Brotas, Salvador – Bahia, CEP 40.290-900), informando na parte externa do envelope a palavra ‘Recadastramento’. A lista dos documentos exigidos e o endereço das unidades do Ceprev podem ser consultados no Portal do Servidor.

Atestados

Em caso de impossibilidade de locomoção, doença grave ou ausência do domicílio, o recadastramento pode ser feito mediante procuração por instrumento público (originais e cópias), emitida até seis meses antes da data atual, ou por meio de formulário disponibilizado pela Previdência Estadual, além de atestado médico (atual e original), comprovando a dificuldade no deslocamento ou doença grave.

No caso de ausência do domicílio, é necessário apresentar atestado de vida, o qual pode ser concedido por autoridade pública – médico ou delegado -, confirmando que o servidor está vivo e reside no município informado.

Já os casos de morte devem ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor com a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev, pelo envio do documento pelos Correios à Suprev (endereço acima) ou por fax (71) 3116-5464/5418.