A recuperação externa da Ordem Primeira do Carmo, no bairro do Santo Antônio, está sendo finalizada pela Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A entrega faz parte de uma série de intervenções realizadas em toda a área do Centro Histórico de Salvador (CHS).

O trabalho segue a orientação de um técnico de restauração, contratado pela Conder, que acompanha a limpeza, retirada de vegetação, pintura externa e reconstituição dos elementos artísticos.

A igreja da Ordem Primeira do Carmo é branca e tem cercaduras de janelas e portas em pedra. O técnico em restauração Eubaldo Gomes ressalta que é a primeira vez em 25 anos que testemunha e atua neste tipo de intervenção de limpeza das igrejas do Centro Histórico.

No Terreiro de Jesus, a recuperação externa dos monumentos religiosos e históricos já foi concluída. As edificações receberam iluminação especial, destacando-se no conjunto, durante a noite, a exemplo da Faculdade de Medicina – primeira do Brasil -, a Catedral Basílica, a Igreja de São Pedro dos Clérigos, São Domingos e a Igreja da Ordem Primeira de São Francisco.

No bairro do Santo Antônio Além do Carmo, as igrejas do Boqueirão, do Passo (Escadaria do Passo) e do Santo Antônio Além do Carmo já tiveram a restauração de suas fachadas finalizada.

Eulbaldo Gomes ressalta que não se trata apenas de uma simples intervenção e cita como exemplo a recuperação externa da Catedral Basílica, em que, além da limpeza das pedras com sabão neutro, foi utilizado o hidrojato controlado e também foi feita a aplicação de herbicida para evitar a proliferação de eras que possam danificar o monumento.

Casarões

A Dircas também realiza a recuperação de telhados, restauração das fachadas de casarões do CHS. Em dois anos, 645 imóveis já foram recuperados, o que corresponde a 72% do total programado para a região, que inclui imóveis do Santo Antônio e das ruas do Terreiro de Jesus, Cruzeiro do São Francisco e Pelourinho.