As comunidades do Calabar e Alto das Pombas, em Salvador, vão receber intervenções urbanas do Governo do Estado, por meio do programa Pacto pela Vida, com requalificação de praças e demais áreas atendidas pela Base Comunitária de Segurança (BCS) do Calabar. As obras foram autorizadas nesta quinta-feira (3) com a assinatura da ordem de serviço pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Ubiratan Cardoso, o secretário de Comunicação, Robinson Almeida, e o subsecretário de Segurança Pública, Ary Pereira. Os investimentos somam R$ 1,3 milhão.

As ações visam promover melhorias sociais, ambientais, urbanísticas e dos serviços públicos. "Melhorando a infraestrutura, criamos melhores condições de vida social no bairro e isso reflete positivamente na segurança", disse Almeida.

A Praça Nossa Senhora de Fátima, no Alto das Pombas, e o Largo do Pinga, localizado no Calabar, vão receber pavimentação, paisagismo, iluminação, pintura e equipamentos mobiliários.

Também no Calabar, a Praça dos Jovens Unidos do Calabar (JUC) passará pelas mesmas intervenções. O prédio da cooperativa de costureiras e demais profissionais será demolido e reconstruído.

De acordo com o presidente da Conder, as obras serão escalonadas, com a execução de cada intervenção. “A construtora vai construir cada etapa e, quando estiver no final de uma intervenção, já inicia outra”.

Pacto pela Vida

Para moradores como a professora Justina Santana, 51 anos, as melhorias urbanas eram mais que esperadas após a chegada da BCS do programa Pacto pela Vida . “A gente entende segurança de uma forma ampla e uma base por si só não resolve os problemas, por isso as obras são de fundamental importância”.

Desde que foi instalada, a Base de Segurança do Calabar, primeira implantada em Salvador, reduziu o número de ocorrências na região em 90%. A estrutura conta com 110 PMs, câmeras de videomonitoramento e três viaturas.

Capacitação – Além de dar mais segurança aos moradores, a unidade oferece cursos de capacitação, pré-vestibular e alfabetização para jovens e adultos, ações de saúde, mutirões de serviços como emissão de documentos e cadastramento no programa Bolsa Família e um Centro Digital de Cidadania.

No mês de março passado, foram assinadas as ordens de serviço semelhantes para intervenções de requalificação e urbanização de praças, finais de linha, campos de futebol e associações de moradores em Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, e na região do Nordeste de Amaralina e Santa Cruz.

Postada às 16h50
Atualizada às 19h30