Atendido nesta segunda-feira (28) pelo programa Saúde em Movimento, em Irecê, o agricultor aposentado Divaldo Ferreira afirmou que após a realização da cirurgia de catarata, sua vida agora “é só felicidade”. O atendimento na cidade iniciado no domingo (27), continua até o dia 3 de maio e está beneficiando moradores de 19 municípios da região centro norte do estado.

A expectativa é que até o final da ação sejam realizadas aproximadamente cinco mil consultas e 1.500 cirurgias. A médica oftalmologista Mônica Melo explica que, além da catarata, nos exames podem ser identificadas patologias como glaucoma, pterígio e retinopatia diabética e hipertensiva. “Caso sejam detectados esses problemas, o paciente é orientado e encaminhado a um serviço de referência”.

Segundo o secretário estadual da Saúde do Estado, Washington Couto, que acompanhou as atividades em Irecê nesta segunda, desde o inicio do programa foram realizadas quase 370 mil consultas oftalmológicas e cerca de 128 mil cirurgias de catarata.

“O mais importante é que conseguimos devolver a autoestima de muita gente, que não conseguia realizar nem mesmo atividades básicas. É um programa que está servindo de exemplo para outros estados como o Acre, Pará e Minas Gerais”, afirmou o secretário, que esteve na cidade acompanhado do assessor especial da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Alfredo Boa Sorte.

O Saúde em Movimento é uma iniciativa da Sesab e os pacientes são encaminhados pelas secretarias municipais da área. Ao chegarem ao local de atendimento, é feito o cadastro e realizados exames de tonometria (medição da pressão interna do globo ocular) e refração. Logo depois eles seguem para consulta com o médico oftalmologista. Caso seja detectada a catarata, são encaminhados ao centro cirúrgico, onde em menos de dez minutos é realizado o procedimento.