Com o menor tempo, 53 segundos, e concluindo com sucesso a prova de simulação que pretendia alcançar um alvo com tiro letal, paralelo ao salvamento com integridade da vítima, os policiais militares baianos da Companhia de Operações Especiais (COE), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), foram destaque nacional no Exercício Conjunto Interagências, realizado pelo Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro.

O ‘Exercício’, que é realizado desde a segunda-feira (31), em Goiânia (GO), e será encerrado neste sábado (5), busca integrar as tropas especiais das cidades sede da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Em outra simulação, de neutralização de veículo em movimento com os policiais a bordo de aeronaves, a COE baiana também teve alto desempenho ao atingir os alvos com técnica e precisão.

Segundo o comandante da COE, capitão Boaventura, as equipes estão sendo submetidas a treinamentos em conjunto. “São equipes Táticas de Intervenção, Snipers que vivenciam situações envolvendo ameaça química, biológica, radiológica e nuclear (QBRN). Neste período, os policiais também estão realizando diversas oficinas de simulações de ocorrências terroristas”.

Ele citou, inclusive, fatos de repercussão internacional ocorridos em Madri, Boston, Abbottabad e Mogadíscio. Integrando a equipe que a PMBA deslocou para Goiânia, estão um avaliador, um chefe de equipe, seis operadores e dois snipers.