Mais de 400 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) receberam certificado nesta sexta-feira (11), em Alagoinhas. A cerimônia foi realizada no Ginásio de Esporte do município e contou com a presença do governador Jaques Wagner e da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Teresa Campello. Além dos formandos, mais 1,2 mil alunos fazem um dos cursos oferecidos pelo programa.

Em Alagoinhas, os cursos são realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e os mais procurados são os de eletricista industrial, mecânico de máquinas industriais, assistente de planejamento e controle de produção, almoxarife e agente de observação de segurança.

O estudante de assistente de planejamento e controle de produção Othon Sestito acredita que a capacitação vai ajudá-lo a conseguir uma vaga no mercado de trabalho. A intenção dele é trabalhar em uma das indústrias instaladas no município.

“As empresas daqui sempre precisam de pessoas qualificadas, por isso estou me dedicando no curso. Estou esperançoso em conseguir uma vaga porque temos muitas oportunidades em Alagoinhas e tenho certeza que não vai demorar para conseguir um emprego”, afirmou Othon.

A Bahia é o terceiro estado com maior número de matrículas. São 74,3 mil desde que o Pronatec foi criado, em 2011.

Qualificação

“O estado não se preocupa apenas em atrair novas empresas, mas também nos preocupamos com a qualificação da mão-de-obra, principalmente dos jovens. Em Alagoinhas há empresas de refrigerantes, cervejas e muitas outras. Isso significa um mercado de trabalho amplo para esses jovens”, disse o governador Jaques Wagner.

O Pronatec Brasil Sem Miséria integra uma série de políticas públicas do Governo Federal para promover o acesso das pessoas mais pobres, especialmente os beneficiários do Programa Bolsa Família, à qualificação profissional e ao mercado de trabalho. Em todo o Brasil, já são mais de 1 milhão de matrículas, em mais de 560 cursos oferecidos.

Publicada às 18h50
Atualizada às 21h30