Com o lançamento do novo voo da Air Europa, que faz de Salvador um polo internacional entre o Nordeste do Brasil, o Chile e o continente europeu, operadores de turismo e jornalistas chilenos visitaram a capital baiana e o litoral norte, no último final de semana. Eles vieram conhecer atrativos turísticos, história e gastronomia, entre outros aspectos da cultura baiana.

O famtour foi organizado pela companhia aérea em parceria com a Secretaria do Turismo (Setur) para mostrar os potenciais baianos aos profissionais do segmento, que irão vender os pacotes, e aos formadores de opinião, os quais divulgarão os atrativos do estado. O Chile é responsável por 1,7% do fluxo de turistas internacionais que vêm à Bahia, o equivalente a quase dez mil por ano, de acordo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Segundo o secretário estadual do Turismo, Pedro Galvão, com as novas frequências regulares da Air Europa será possível dobrar a vinda de turistas chilenos para a Bahia nos próximos anos. Galvão e o executivo da companhia aérea, Enrique Martin Ambrosio, receberam 20 operadores de turismo e dez jornalistas, que participaram do famtour, num jantar típico no Restaurante Coliseu, no Pelourinho, em Salvador, onde eles assistiram a uma apresentação de balé folclórico do grupo Topázio.

Menor tempo de viagem

Serão mais três frequências semanais – nas segundas, quartas e sextas-feiras da Air Europa, com a rota Madri-Salvador-Santiago do Chile-Salvador-Madri, que se somam as quatro já operadas pela companhia. Como os novos voos são diretos, o tempo de viagem entre a capital baiana e Santiago foi reduzidos de 12 horas para aproximadamente cinco horas.

De acordo com Enrique Martin, a expectativa da companhia é transportar entre quatro e cinco mil turistas chilenos e brasileiros por mês. “O número de frequências e a redução do tempo de voo incentivarão a criação de pacotes para viagens maiores ou menores. Também fizemos parceria com a Setur para a qualificação de agentes, e fechamos acordos com hoteleiros”.

A parceria entre a Setur e a companhia resultou em ações de promoção da Bahia e na qualificação dos profissionais de turismo chilenos para vender os destinos do estado durante um encontro de agentes e operadores. Foram feitas visitas a 25 principais agências e operadoras de viagem de Santiago, ocasião em que foram distribuídos materiais promocionais e itens para decoração que chamam a atenção para a cultura baiana.