Criado em 2008, o Prêmio Boas Práticas – idealizado para valorizar iniciativas dos servidores estaduais empreendidas no ambiente de trabalho – chega à sua sexta edição incentivando a melhoria do serviço público prestado aos cidadãos.

É o que demonstra a execução dos projetos ‘Ações socioculturais nas escolas’, do servidor da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Josemar Pereira, e ‘A última porta’, desenvolvido por Mizael Magalhães, servidor da Secretaria da Saúde (Sesab). Os dois foram premiados em primeiro e segundo lugares, respectivamente, em 2013.

O projeto de Josemar Pereira auxilia jovens de Paulo Afonso e região com ações que levam conhecimento e auto-proteção, através de palestras e atividades recreativas nas escolas. “A cada momento em que vamos para uma escola nos sentimos abraçados, principalmente pelos alunos. Com isso, temos a certeza de ter afastado várias crianças das drogas e do alcoolismo, as orientando e capacitando e tendo a certeza que teremos um jovem mais feliz”, declara.

O servidor conta que após o recebimento do Prêmio Boas Práticas, o projeto ganhou maior notoriedade na região, contando, inclusive, com maior interesse dos diretores de escola. “Eles (os diretores) nos procuraram para saber quando iríamos implementar o projeto em suas escolas. Explicamos que seguiríamos o calendário estabelecido, mas beneficiando todos os 13 municípios participantes", explica.

“Receber o prêmio só nos estimulou para que continuássemos o colocando em prática, inclusive com a participação de uma ampla equipe, afinal, não se faz um projeto dessa dimensão sozinho”, complementa.

Necessidades especiais

O projeto do cirurgião dentista Mizael Magalhães é realizado no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. O servidor e sua equipe atendem pessoas com necessidades especiais – não importando a idade ou o tipo de deficiência do paciente.

A iniciativa de Mizael surgiu quando ele percebeu existir uma carência nos hospitais e postos de saúde da capital que prestassem esse tipo de atendimento. “Começamos a enfatizar e priorizar esses pacientes portadores de deficiência”, afirma Mizael.

Passada a euforia ao receber o prêmio, Mizael conta que o reconhecimento trouxe mais estímulo para continuar. Segundo ele, o momento atual representa “a etapa de colher os frutos por aquilo que se plantou”.

Para Mizael, o maior benefício em ajudar as pessoas é perceber o quanto transforma a realidade dos familiares envolvidos. “Atender um paciente é beneficiar toda a família. Recebemos esse retorno”, diz.

Ele ainda lembra que apesar do atendimento ser em Salvador, o projeto recebe pacientes de toda a Bahia. “Essa semana mesmo fiz duas cirurgias em pacientes do interior: um de Seabra e outro de Monte Santo”.

“Estes resultados positivos gratificam o Governo da Bahia, que criou o Prêmio Boas Práticas justamente para melhorar a gestão e prestar um serviço cada vez melhor para o cidadão, que é o foco principal”, afirma o secretário da Administração, Edelvino Góes. Segundo ele, o prêmio faz parte de uma política de valorização de recursos humanos, adotada pela atual gestão e que vem obtendo bons resultados nas rotinas de trabalho das instituições públicas.

Prêmios 2014

Servidores que também desenvolvem projetos inovadores no ambiente de trabalho têm uma nova oportunidade de apresentá-los este ano. Já estão abertas as inscrições para os prêmios Boas Práticas e Servidor Cidadão, que reconhece iniciativas empreendidas em comunidade, além do Festival de Música e do Concurso Literário – este último acontece pela primeira vez no Estado, com objetivo de premiar obras literárias escritas por servidores, seja em prosa ou em poesia.

Serão, ao todo, mais de R$ 100 mil em premiações, que visam valorizar e estimular o funcionalismo público. Os vencedores serão conhecidos durante as comemorações pela passagem do Dia do Servidor (28 de outubro). As inscrições podem ser feitas no Portal do Servidor.

Procedimentos diferenciados

Instituído por lei estadual em 2007, o Prêmio Boas Práticas foi criado pelo Governo da Bahia, através da Secretaria da Administração (Saeb), com objetivo de valorizar ações e procedimentos diferenciados que geram melhorias no ambiente de trabalho e na instituição.

A iniciativa visa incentivar e dar visibilidade aos servidores públicos da administração pública estadual que desenvolvam ações para promover um ambiente de trabalho decente, o estímulo à criatividade, à produtividade, à eficiência, à economicidade e à melhoria da qualidade do serviço público.

Abrangendo os três poderes, os funcionários do Ministério Público e a Defensoria Pública, o prêmio é destinado aos servidores que apresentem trabalhos – individualmente, ou em equipe de no máximo dez pessoas – que estimulem a criação de um ambiente de trabalho decente.

De acordo com o conceito da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em que se baseia o Boas Práticas, este ambiente deve ser “seguro, saudável, produtivo e de qualidade”.

Os trabalhos são avaliados por uma comissão formada por representantes de diversas entidades do serviço público, sob a coordenação da Saeb.