A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), iniciou nesta quinta-feira (8), em Feira de Santana, a capacitação de técnicos de entidades sociais para atuar na regularização ambiental de 650 mil propriedades rurais no semiárido baiano. A iniciativa tem a parceira com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

O treinamento vai permitir que o agricultor regularize sua propriedade e tenha acesso às políticas públicas e de gestão, créditos e financiamentos. Nesta etapa inicial serão capacitados 32 técnicos da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) e do Centro de Estudos Socioambiental da Bacia a do Francisco (Cesab). No total, a EBDA vai treinar aproximadamente 130 profissionais.

De acordo com o assessor técnico da EBDA, José Augusto Tosato, com a capacitação os técnicos estarão aptos para fortalecer e agilizar o processo regularização ambiental. “A agricultura familiar já tem uma relação harmônica com o meio ambiente, dessa maneira, o agricultor que estiver com a propriedade regularizada despertará uma consciência ambiental sobre sua área, compartilhando dessa experiência com outros produtores”.

Legislação 

A capacitação faz a abordagem de temas como legislação ambiental e o uso das ferramentas necessárias para preenchimento do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), que serve de auxílio no controle e fiscalização das atividades rurais.

Para o diretor de Políticas Agrícolas da Fetraf e agricultor familiar, Joeleno Monteiro, a capacitação também oferecerá aos técnicos instrumentos para lançar corretamente os dados das propriedades no sistema. “É uma oportunidade de atualizarmos os conhecimentos para acompanhar a situação de regularização ambiental nas propriedades rurais”.