O empenho do profissional de zootecnia para melhorar os índices de produtividade dos rebanhos baianos foi citado pelo secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, na abertura do II Seminário da Zootecnia, nesta sexta-feira (23), no auditório da Secretaria da Agricultura (Seagri), em Salvador.

Ele disse que a Bahia tem o terceiro maior rebanho leiteiro do país, porém é o 25º no ranking nacional de produtividade com a marca de 540 litros/ano por vaca ordenhada, situação que tende a melhorar por meio do Programa Leite Bahia lançado em 2013. “O profissional de zootecnia pode dar a sua contribuição para ajudar a mudar essa realidade”, afirmou o secretário.

A presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia, Elisa Fernandes de Souza Almeida, ressaltou a importância do zootecnista para o desenvolvimento da pecuária nacional. Contribuir para ampliar o conhecimento da zootecnia na Bahia, divulgando informações acadêmicas e mercadológicas, foi o principal objetivo do seminário, que também marcou o Dia do Zootecnista, comemorado em 13 de maio.