Representantes dos órgãos das três esferas de governo se reuniram nesta quinta-feira (22) com o governador Jaques Wagner. Durante o encontro realizado no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (Cesir) apresentou ao chefe do Poder Executivo Estadual o plano de ação a ser executado durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, em Salvador.

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, esta foi a segunda reunião do grupo. “Viemos dizer ao governador que já estamos prontos, com todos os equipamentos funcionando, com o efetivo do governo federal, seja das Forças Armadas, da Polícia Federal e da Rodoviária [Federal] que já começou a chegar”.

Segundo Barbosa, além da segurança dos baianos e turistas, o plano inclui a proteção das delegações no deslocamento para outras cidades e estados, e ainda das autoridades brasileiras e estrangeiras que irão assistir aos jogos na Arena Fonte Nova.

“É um trabalho integrado. As forças federais assumem parte deste trabalho. As forças de segurança pública assumem a outra parte e o Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, assume a sua função constitucional, que é a segurança marítima, aérea, contra terroristas, através das forças especiais”.

Na ocasião, o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Luiz Henrique Caroli, destacou o desempenho integrado das forças de segurança e de defesa. “Na sede Salvador, pelo que pude observar, todos estão preparados para o início da Copa e os planos estão muito bem feitos”.

Também participaram da reunião o comandante geral da PMBA, coronel Alfredo Castro, o delegado chefe da Polícia Civil da Bahia, Hélio Jorge Paixão, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no estado, George Paim, o superintendente da Polícia Federal, delegado José Martins Lara, o superintendente estadual da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Márcio Seltz, e a representante da Prefeitura de Salvador, Rosemma Maluf, titular da Secretaria de Ordem Pública – órgão responsável pela Guarda Municipal -, entre outras autoridades.