Os turistas que estarão na Bahia durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 serão recepcionados por mais de cinco mil baianos, que fizeram cursos de qualificação para atender aos visitantes. São ex-atletas, taxistas, motoristas de ônibus, cobradores, ambulantes e baianas de acarajé, que tiveram aulas de inglês, atendimento, etiqueta e empreendedorismo.

A iniciativa tem o objetivo de promover o receptivo baiano e qualificar o profissional do ramo turístico no estado. Para o titular da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), Ney Campello, os trabalhadores do setor estão prontos para atender o turista durante o Mundial de Futebol e depois. “Esse é o principal legado da Copa porque fortalecer o capital humano é um investimento que fica após o término evento, pois as competências e habilidades permanecem com cada uma dessas pessoas”.

Nesta terça-feira (20) receberam o certificado do programa ‘O Transporte na Copa’ 853 trabalhadores, que atuam na capital baiana, entre motoristas de ônibus, cobradores e atendentes de locadoras. Segundo o rodoviário Geraldo dos Santos, o que ele aprendeu planeja repassar aos colegas. “Como motoristas de ônibus transportamos vidas e temos que prestar o serviço da melhor forma possível. Ações como essa só nos incentivam”.

Além disso, 1.020 taxistas participaram de ações como ‘Taxista Nota 10’, que ofereceu módulo de inglês de ensino a distância para profissionais que farão o transporte de turistas estrangeiros durante a Copa 2014. Ainda passaram por programas semelhantes 500 ambulantes, 1.300 funcionários do setor turístico e 1.800 pessoas que atuarão no Mundial, a exemplo de profissionais da imprensa e ex-atletas.

A pedagoga Maria Lúcia Pereira participa da qualificação ‘Cama e Mesa’, projeto voltado para quem deseja hospedar turistas brasileiros e estrangeiros em casa. “As aulas oferecem qualificação para a atividade além de esclarecer dúvidas de como proteger nossos interesses e de quem chega a Salvador”.