O crédito produtivo e orientado com taxa de juros mais baixos do mercado está proporcionando novas perspectivas para Gildete Fonseca (Dona Detinha), 58 anos, dona da ‘Pensão Badu’, localizada na Praça Marinho Santos, Centro, em Irajuba. Ela já planeja obter empréstimo, na próxima semana, para reformar e ampliar o empreendimento e oferecer mais conforto aos hóspedes.

Nesta sexta-feira (9), a cidade situada na microrregião de Jequié ganhou um posto de atendimento do Programa de Microcrédito da Bahia (CrediBahia). A unidade entregue, que faz parte do Programa Vida Melhor, é voltada para atendimento a micro e pequenos empreendedores do município.

O programa é executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e prefeituras.

Estiveram presentes na inauguração o coordenador de Microfinanças da Setre, Joaquim Oliveira, e o representante da Desenbahia, Roque Fagundes. Ainda em Irajuba houve audiência pública, na Câmara Municipal, ocasião em que o técnico da Superintendência de Economia Solidária da secretaria, Antonio Pimenta, explicou como funciona o CrediBahia.

Como os demais postos, o de Irajuba vai financiar e capacitar micro e pequenos negócios, oferecendo crédito de até R$ 10 mil com taxa de juros de 0,41% ao mês. A nova unidade utilizará metodologia com base no relacionamento direto entre o agente de crédito e o empreendedor no local de sua atividade.