A Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) participa deste domingo (25) ao próximo dia 30, da IV Caravana Cultural, com a Biblioteca Móvel, unidade de Extensão, que leva livros e ações de incentivo à leitura. A equipe, coordenada pela Diretoria de Territorialização da Cultura/Secult, visitará 12 municípios do semiárido nordeste baiano, começando por Cipó (25), Ribeira do Pombal e Banzaê (26), Tucano (27), Canudos (28), Itiúba (29), Conceição do Coité e Serrinha (30).

O objetivo da ação, caravana, iniciativa da Secult, é compor políticas culturais para cada território, estimular a organização de artistas, agentes e gestores culturais locais e difundir informações quanto ao acesso dos mesmos ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e ao Plano Estadual de Cultura. A unidade estará em Cipó (25), Ribeira do Pombal e Banzaê (26), Tucano (27), Canudos (28), Itiúba (29), Conceição do Coité e Serrinha (30).

Neste período, a Secult dialogará com gestores e agentes culturais dos também dos municípios Euclides da Cunha, Monte Santo, Nova Soure, Valente. A Biblioteca Móvel leva seu acervo de 1.500 títulos, entre jornais, revistas, livros e outras publicações, e ainda arte-educadores, para proporcionar momentos lúdico-literários com o público.

“A presença da Biblioteca Móvel confirma a importância deste equipamento cultural, ao mesmo tempo em que incentiva as comunidades dos municípios a repensar o seu modelo de distribuição da informação”, explica a diretora da Biblioteca de Extensão, Gleide Machado.