Em comemoração ao seu aniversário de 203 anos, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia realiza nesta terça-feira (13), às 16h, em sua sede, no bairro dos Barris, em Salvador, a palestra sobre o livro ‘Arquivos, Bibliotecas e Museus: Realidades de Portugal e Brasil’, com a pós-doutora em Ciência da Informação em Plataformas Digitais e doutora em letras, Zeny Duarte, organizadora da publicação.

O livro está dividido em duas partes, sendo a primeira composta por textos das conferências do Encontro de Arquivos, Bibliotecas e Museus à luz da era pós-custodial: realidades de Portugal e do Brasil (Encontro ABM 2011). A segunda apresenta contribuições de discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em textos relacionados com a temática do Encontro ABM 2011.

No mesmo dia e local, o historiador Raimundo Marins lança, às 19h, o livro ‘Guarda Pelé’, que relata a trajetória do soldado Armando Marques da Silva, o policial militar mais conhecido da Bahia. Ele ganhou fama nacional e internacional ao adotar um método criativo para o controle do trânsito.

Raimundo Marins é oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de capitão, graduado em história e pós-graduado em história e cultura baiana, membro permanente da Comissão para o Histórico da PMBA, instrutor interno do estado da Bahia pela Universidade Corporativa do Serviço Público da Bahia e membro da Rede Nacional de Pesquisadores Associados do Centro de Estudos Euclides da Cunha (Uneb).