O Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, começa a entrar no clima dos festejos juninos. Forró na Praça, Bruninho do Acordeon, Banda Zé de Tonha e Zé Honório e Banda Visgo de Jaca estão entre os destaques desta terça-feira (13) ao dia 20, que ainda conta com atrações como a Orquestra Contemporânea de Olinda e a continuidade da programação especial do Mês do Reggae.

Toda a programação cultural é promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult). Nesta terça (13), com entrada gratuita, começa às 21h, o Largo Pedro Archanjo, é cenário da apresentação de Sine Calmon & Banda Morrão Fumegante, lançando a sua nova música de trabalho, ‘Se Liga, Brasil’, além de agitar o público com vários sucessos que o tornaram um dos principais nomes do reggae baiano.

No mesmo horário, no Largo Quincas Berro D’Água, o reggae vem temperado, com dub, rock steady e ragga, no show da banda Shamáyim Zion. No Largo Tereza Batista, a banda Tambores e Cores encanta o público com o som alucinante dos tambores e o ritmo dançante do afro pop.

Na quinta (15), o Largo Pedro Archanjo recebe às 21h o Forró na Praça, é na Praça, e é de Graça’, com o compositor e sanfoneiro Julio Cesar comandando uma grande festa para o público dançar e curtir o autêntico forró tradicional. Adelmario Coelho e Cicinho de Assis são os convidados da noite. No Largo Tereza Batista, no mesmo horário, a banda Lateral Elétrica cria um som dançante, por meio da mistura de instrumentos percussivos com baixo e guitarras. A entrada é franca.

Tributo a Marley

Na sexta (16), a Orquestra Contemporânea de Olinda, que está em projeto de circulação pelo Brasil, chega ao Largo Tereza Batista, às 21h. Ricardo Caian abre o show, que ainda com as participações de Russo Passapusso e Pietro Leal. O valor do ingresso é de R$ 20.

No Largo Pedro Archanjo, no mesmo horário, o forrozeiro Bruninho do Acordeon mostra seu domínio sobre o instrumento em um show que propõe uma releitura jovem da tradição nordestina. No Largo Quincas Berro D’Água, a banda de reggaeroots MoaAnbesa faz um show de Tributo a Bob Marley.

No sábado (17), Dia Mundial de Combate à Homofobia, toda a programação é gratuita. O espetáculo de dança Maria Meia-Noite, que tem suas bases nas linguagens da capoeira de Angola, performance arte e danças populares, realiza intervenção no Largo Tereza Batista, às 20h, no Largo Pedro Archanjo, às 20h30.
A cantora Denise Correia apresenta o show Black Tudo, com a Banda Na Veia da Nêga, no Largo Pedro Archanjo, às 21h. No Largo Quincas Berro D’Água, no mesmo horário, acontece o show de Edy Vox, cantor com 20 anos de estrada no cenário do reggae baiano.

No domingo (18), o público que gosta de samba pode comparecer no Largo Quincas Berro d?Água, às 15h, porque o Movimento Seja Você Um Sambista Solidário promete não deixar ninguém parado. O projeto diverte e realiza um trabalho social, com a troca de ingressos por um pacote de leite 400 gramas. Toda a arrecadação é destinada a instituições de trabalho social em Salvador.

Na próxima terça 

O rapper Mr. Armeng retorna ao Pelourinho, na terça (20), com o show ConceitoSSA, no Largo Pedro Archanjo, tendo a participação de artistas como o cantor e compositor Dom Chicla (Park Sonoro), o Rapper Fall Clássico e os cantores Léo Soulza e Raquel Santa.

No Largo Tereza Batista, o público se diverte com o forró tradicional da banda Zé de Tonha. Tem mais forró no Largo Quincas Berro D’Água, desta vez, com a roupagem eletrônica de Zé Honório e Banda Visgo de Jaca. Os shows são às 21h. A programação completa do mês de maio está disponível no site www.pelourinho.ba.gov.br.