A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) reúne nesta sexta-feira (30) os seus quatro grupos camerísticos – Opus Lúmen, Quarteto Novo, Quadro Solar e Bahia Cordas – para o terceiro concerto da Série Carybé em 2014. Desta vez, no interior da Igreja de São Francisco, no Centro Histórico de Salvador, às 18h, com entrada gratuita. A Osba é mantida pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), por meio da Fundação Cultural do Estado (Funceb) e do Teatro Castro Alves (TCA).

O primeiro grupo a se apresentar é Quadro Solar, tendo no repertório o ‘Trio n°01 Opus 73’, do compositor franco-austríaco Ignaz Pleyel e ‘Libertango’, do argentino Astor Piazzolla. Em seguida, o Quarteto Novo traz três composições bem variadas – ‘The Girl With the Flaxen Hair’, do francês Claude Debussy, ‘Velha Modinha’, do brasileiro Oscar Lorenzo Fernandes, e o forró ‘Qui Nem Jiló’, um dos maiores sucessos da dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Terceira atração do evento, a camerata Opus Lúmen apresenta ‘Divertimento nº 9 (KV.240)’, do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, e ‘Gavião no Terreiro’, peça composta pelo brasileiro Raphael Baptista. Os músicos que integram o Bahia Cordas encerram o concerto com as obras ‘Canon em Ré Maior’, do alemão Johann Pachelbel, ‘Humoresque’, do checo Antonín Dvorak, ‘Valsa Pollyanna’, de Rogério Fernandes (integrante do Bahia Cordas), e o tango ‘Por Una Cabeza’, um clássico composto por Carlos Gardel (1890-1935) em parceria com Alfredo Le Pêra.