O Museu Arqueológico da Embasa (MAE), localizado no bairro da Caixa D’Água, em Salvador, vai participar da programação da 12ª Semana de Museus, que acontece até o próximo domingo (18). O museu, que neste mês completa cinco anos de atividades, tem acervo de peças encontradas onde a empresa executou obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Embasa, por meio do MAE, contribui para a preservação do acervo, o qual retrata a história do saneamento na Bahia iniciado no século 19.

Nesta sexta (16), às 9h, o MAE recebe a visita de alunos do Colégio Raphael Serravalle e, às 14h, estudantes do Colégio David Mendes, que vão participar de atividades. No domingo, o museu abre, excepcionalmente, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h, dando continuidade à programação do Dia Internacional dos Museus, com visita guiada de alunos da rede pública de ensino. Eles vão conhecer o acervo do museu e a história do local onde está instalado.

A Semana de Museus acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional dos Museus – 18 de maio -, na qual diversas instituições brasileiras, convidadas pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), desenvolvem programação comemorativa. Na Bahia, a 12ª Semana de Museus é conduzida pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac). Diversos museus da cidade vão realizar atividades durante toda a semana.