A sinfonia da música clássica deu o tom no Centro Social Urbano (CSU) de Mussurunga nesta quinta-feira (29). O grupo Quarteto Novo, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), realizou apresentação do Projeto Cameratas na unidade, administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Coordenação de Ações Intersetoriais (Cais).

“A apresentação foi muito bonita e animou os associados do grupo”, disse o aposentado Miguel Silva, que já teve a oportunidade de ver um show da Osba no Teatro Castro Alves (TCA). A pensionista Célia Lobo gostou de conhecer um pouco mais sobre os instrumentos da orquestra. “É a primeira vez que eu vejo um concerto e é sempre bom aprender coisas novas".

Segundo a coordenadora em exercício do CSU Mussurunga, Conceição Batista, a iniciativa proporciona o contato dos idosos com a música erudita, à qual poucos têm acesso. “Os idosos ficam quietos e atentos à apresentação. Que essa ação aconteça mais vezes”.

Projeto Cameratas

O Projeto Cameratas, que tem como objetivo a formação de plateia para a música de concerto, é apresentado por integrantes da Osba, que formam grupos com repertório específico em diversos estilos. O projeto tem apoio da Secretaria de Cultura (Secult), Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e TCA.

Com formação diferente das ‘Cameratas’ ou ‘Grupos de Câmara’, o Quarteto Novo é composto por flautista, violinista, violoncelista e fagotista, e inclui em seu repertório músicas de Dvorak, Devienne, Eilenberg e Brahms, entre outros.