Museus baianos reúnem seus acervos e coleções em programação especial para comemorar a 12ª Semana dos Museus, que acontece até este domingo (18), em Salvador e no interior do estado, com a temática ‘Museus: as coleções criam conexões’.

São postais, fotografias, azulejos, peças de arte sacra e outras obras, apresentados gratuitamente, além de vídeos e atração musical pensada especialmente para esse período.

Na capital baiana participam da mostra o Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, onde foi realizada nesta sexta-feira (16) a palestra musicada da Orquestra Museofônica inspirada no tema ‘Mestiço por inteiro, sou baiano, brasileiro’.

Com instrumentos musicais tradicionais da Coleção Emília Biancardi, o enfoque do grupo está na diversidade cultural dos grupos étnicos formadores da sociedade brasileira, principalmente os europeus, africanos e indígenas.

Ainda no Pelourinho participam da programação o Museu Tempostal, com fotos da antiga Salvador e uma coleção extensa de postais, o Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, e o Abelardo Rodrigues, de arte sacra. No interior, o Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu, também preparou programação especial.

O objetivo do projeto é realizar atividades que fomentem o conhecimento sobre a história dos museus e acervos. Pensando nisso, alunos dos colégios estaduais Severino Vieira e Azevedo Fernandes participaram do jogo ‘Trilha Museus em Conexão’ – para passar informações sobre os museus, as coleções e os acervos de forma prática e teórica – criado pela Diretoria de Museus da Bahia (Dimus), vinculada ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

A 12ª Semana de Museus foi iniciada na segunda (12) e continua até este domingo (18). O evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), articulada na Bahia pela Dimus. A programação pode ser conferida no link.