Os 45 integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes) estiveram reunidos, nesta segunda-feira (26), com o governador Jaques Wagner. Segunda plenária da instituição, o encontro foi realizado na Associação Comercial da Bahia, no bairro do Comércio, em Salvador.

O governador presidiu a reunião em que os conselheiros explanaram e entregaram propostas ao Estado em diversas áreas, entre as quais saúde e cultura. “O próximo passo será processar todas as demandas nas secretarias [estaduais], evidentemente, com o acompanhamento do conselho”.

Segundo o governador, o conselho “é uma estrutura de democracia participativa que contribui para que tenhamos um termômetro sobre o pensamento da sociedade nos vários setores em relação aos programas de governo”.

As propostas apresentadas são resultado das reuniões das três Câmaras Temáticas (CT) – Sustentabilidade, relacionada a temas como o semiárido e a mobilidade urbana; Juventude, que discutiu o atual modelo universitário e a educação integrada; e Equidade Social, que entre as prioridades teve o foco na acessibilidade urbana, políticas públicas voltadas para a população negra, além da economia e renda para a melhor idade.

Representante do setor privado na área da saúde e presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia, Ricardo Costa entregou a Jaques Wagner um diagnóstico sobre a situação atual dos hospitais privados e filantrópicos. Para ele, as reuniões do conselho vêm para somar. “A ideia de estar perto do governador, poder assessorá-lo nas opiniões, nas informações é de suma importância”.

O Codes é vinculado à Secretaria Extraordinária de Assuntos Estratégicos da Bahia. De acordo com o titular da pasta, Edvaldo Brito, o conselho tem cumprido seu papel de fazer propostas ao governo que tenham impacto positivo no cotidiano da população.

“Levamos ao governador uma série de projetos e planos, e sua Excelência acolheu com muito cuidado. Daqui a 45 dias, haverá um seminário sobre segurança, coordenado por ele [o governador] e outro de reflexão sobre o momento em que a sociedade brasileira está vivendo no protagonismo, que ela própria escolheu para se conduzir”, afirmou Brito. Com o objetivo de otimizar o trabalho do Codes, os 45 conselheiros receberam um balanço dos sete anos da atual gestão estadual.

Publicada às 9h50
Atualizada às 15h20