O Dia do Enfermeiro, 12 de maio, foi comemorado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) com a realização de palestras, mesas-redondas e debates sobre temas relacionados à saúde.

Promovidas em parceria entre a Uefs, instituições privadas de ensino superior e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), as atividades foram iniciadas nesta terça-feira (13) e continuam até esta quarta (14), integrando a 75ª Semana Brasileira de Enfermagem.

Composto de professores e alunos das instituições envolvidas, o público que compareceu ao anfiteatro localizado no Módulo 2 do campus da Uefs, acompanhou, nesta terça-feira, mesa-redonda sobre o protagonismo da enfermagem em diferentes cenários de trabalho, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Rede de Atenção Básica e Ambiente Hospitalar. Como palestrantes participaram os enfermeiros Alexandro Gesner Gomes, Maiza Sandra Macedo e Bárbara Lomanto.

De acordo com Alexandro Gesner, na Atenção Básica os enfermeiros estão presentes de forma determinante no que diz respeito ao foco na pessoa humana, na família e na comunidade. “Somos indispensáveis, mas enfrentamos desafios a todo o momento".

Para esta quarta, às 8h30, está programada mesa-redonda sobre o tema ‘Protagonismo do Enfermeiro no Cuidado em Feira de Santana – o cuidado na Oncologia, banco de leite humano e saúde da família’. Logo após haverá apresentações de dissertações, de pôsteres e de trabalhos de alunos selecionados nas instituições de ensino participantes.