A Secretaria de Educação do Estado da Bahia realiza nos dias 14 e 15 de maio o ‘II Seminário de Educação e Tecnologia: uso e produção de mídias e tecnologias livres nas escolas’. O evento acontece a partir das 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e, simultaneamente, para as salas de videoconferências das Diretorias Regionais de Educação (Direc) de toda a Bahia, além de ser transmitido ao vivo pelo Portal da Educação.

As inscrições para a capital e para o interior são gratuitas e podem ser realizadas na página do Seminário até o dia 11 de maio.

O evento tem como objetivo contribuir para a qualificação do ensino e da aprendizagem, por meio do uso de novas tecnologias nas escolas da rede estadual. A iniciativa vai contar com a participação de educadores, gestores públicos, pesquisadores, representações de organizações não governamentais e movimento sociais, que irão compartilhar conhecimentos e experiências práticas voltadas às apropriações tecnológicas nas escolas.

Na ocasião, serão apresentadas e debatidas propostas pedagógicas, mídias e tecnologias educacionais construídas de forma crítica e colaborativa, relacionadas ao nosso contexto histórico-cultural, que podem ser utilizadas livremente pela comunidade escolar.

Entre as tecnologias que vão ser apresentadas e debatidas no Seminário, estão robótica pedagógica livre, redes sociais, portais educacionais, inclusão digital, produções audiovisuais, conteúdos digitais de todas as disciplinas e dos temas transversais, recursos de produção multimídia, mídias indígenas e tecnologias sobre história da Bahia.

Além disso, o seminário terá programação cultural e espaços dedicados à apresentação de experiências com uso de tecnologias em sala de aula, desenvolvidas por professores da rede estadual que foram selecionados por meio de chamada pública. A programação completa está disponível no Portal da Educação.

‘Intervalo’

Durante o II Seminário de Educação e Tecnologia será realizado ainda o lançamento oficial do programa ‘Intervalo’, da TV Anísio Teixeira, uma produção inspirada no intervalo escolar, realizada e protagonizada por professores e estudantes das escolas públicas baianas. O Programa evidencia a riqueza artística, cultural e científica da comunidade escolar baiana, dando destaque às experiências exitosas de escolas, estudantes e professores da rede pública.

Entre os quadros do programa, estão produções teatrais, musicais e audiovisuais de estudantes e professores. Além disso, ‘Intervalo’ fala de histórias da Bahia, da ciência presente no cotidiano e das diversidades humanas.

Gravado em escolas públicas de todo o Estado, ‘Intervalo’ foi desenvolvido em formato híbrido para Internet e TV. Ao todo, são 120 vídeos de 4 minutos, preparados para a publicação no Portal da Educação, que compõem 40 episódios de 13 minutos, para exibição na TV Educativa da Bahia (TVE), a partir do segundo semestre de 2014.