Um dos estados brasileiros com maior número de contratos de Parceria Público-Privada (PPP) em vigor, a Bahia participa, entre os dias 27 e 30 deste mês, de evento sobre o tema na London School of Economics and Political Science, em Londres, Inglaterra. O estado será representado no encontro, intitulado ‘Aperfeiçoando as PPPs no Brasil’, pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), que abriga a secretaria executiva de PPP da Bahia.

No encontro, estará em pauta a experiência do Reino Unido, pioneiro no mundo na utilização de PPPs. A programação prevê visita a diversos equipamentos geridos via Parceria Público-Privada em Londres. Os participantes também vão assistir a aulas de professores da London School of Economics and Political Science, uma das instituições de ensino mais reconhecidas internacionalmente na área de políticas públicas.

“Vamos conhecer os projetos nas diversas áreas, os estudos, as recomendações, as dificuldades encontradas pelo governo britânico, os acertos e as vantagens dessa modalidade de contratação”, explica o secretário-executivo de PPP da Bahia, Rogério Princhak (Sefaz-Ba), que representará o governo baiano. Segundo ele, a participação da Bahia é fundamental, já que é junto com Minas Gerais o estado com mais projetos realizados via PPP – cinco no total.

Segundo Rogério Princhak, “hoje somos referência no país. Temos importantes projetos nas áreas de infraestrutura, mobilidade urbana e, principalmente, na área de saúde. O Hospital do Subúrbio, por exemplo, é considerado uma das iniciativas mais inovadoras do mundo”. O encontro é patrocinado pela Embaixada Britânica e implementado pela LSE Enterprise e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Fundo Prosperidade

O evento faz parte das ações do ‘Prosperity Fund’, ou Fundo Prosperidade, uma estratégia da política externa do Reino Unido para o fomento de uma economia mundial mais forte e sustentável. A prioridade é construir a prosperidade da Grã-Bretanha com aumento das exportações e investimentos, além de apoiar a abertura dos mercados, garantindo o acesso aos recursos e promovendo o crescimento global sustentável.

O projeto objetiva encorajar a economia brasileira para o crescimento permanente por meio da melhoria do ambiente de negócios e a eficiência do setor público. O programa está de acordo com a estratégia do Reino Unido de engajamento com o Brasil na implementação de reformas econômicas para a melhoria do ambiente de negócios.