A blitz do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) realizada nesta sexta-feira (16), na cidade de Cruz Almas, a 146 quilômetros de Salvador, resultou na abordagem de 227 veículos, dos quais dez foram retidos pela falta de pagamento do tributo e um apreendido por não ter quitado o débito durante a operação. A blitz aconteceu na Avenida Crisogno Fernandes, Centro, com a participação de equipes da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), Detran-BA e Polícia Militar.

Durante as operações do IPVA, se o contribuinte tiver o veículo retido, ele recebe o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) com o valor do débito, podendo se dirigir ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitar e evitar que haja apreensão e reboque. Após o pagamento, o contribuinte deve regularizar também o licenciamento. Em caso de dúvida, pode entrar em contato com o call center da Sefaz pelo telefone 0800 071 0071.

Para verificar se o veículo está notificado e se antecipar à possibilidade da abordagem, o contribuinte deve acessar o site www.sefaz.ba.gov.br, no link ‘Inspetoria Eletrônica – IPVA – Contribuintes Notificados’, e digitar o CPF, CNPJ ou o Renavam. Caso o veículo esteja notificado no sistema da Sefaz, o pagamento poderá ser feito com procedimento parecido – link ‘Inspetoria Eletrônica – IPVA’. Depois é preciso clicar em ‘DAE para pagamento – Exercícios notificados’.

Retomadas em novembro de 2013, as operações passaram a ser permanentes em 2014 devido ao bom resultado alcançado. Algumas das cidades que já tiveram blitzes este ano, além de Salvador, foram Feira Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Irecê e agora Cruz das Almas.