Em visita aos municípios de Tremedal e Belo Campo, no Sudoeste do estado, o governador Jaques Wagner acompanhou na manhã desta sexta-feira (30) o atendimento do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama; autorizou obras de abastecimento de água; reforma de escola estadual; além de entregar ambulância e máquina agrícola.

As moradoras dos municípios da região contam com exames gratuitos de mamografia por meio do programa de rastreamento, que tem estimativa de atender cerca de 2.500 mulheres entre 50 e 69, principal grupo de risco da doença. Os atendimentos seguem até o dia 31 de maio, em Tremedal, e 6 de junho, em Belo Campo. “Autorizamos a licitação da água de Belo Campo a Tremedal, para resolver o problema definitivamente, e visitamos o programa de rastreamento do câncer, que é fundamental para a saúde das mulheres baianas, evitando que o câncer possa tirar vidas”, disse Wagner.

Nas unidades móveis do programa, as mulheres que fazem parte do grupo de risco da doença fazem a mamografia gratuita, e, caso necessário, recebem orientação e encaminhamento para tratamento especializado. Cada unidade tem capacidade para realizar até 140 atendimentos diários. Desde 2011, quando foi criada, a estratégia da secretaria de Saúde do Estado já resultou no rastreamento de mais de 150 mil mulheres baianas em 200 municípios da Bahia.

Moradora da zona rural de Tremedal, a aposentada Olinda da Silva, 60, não perdeu a oportunidade de se prevenir, sem precisar se deslocar ou pagar pela mamografia. “Tendo o exame aqui fica mais fácil, porque teríamos que ir à (Vitória da) Conquista, pagar transporte e, às vezes, até pela consulta”.

Entregas

Também em Tremedal, o governador entregou uma ambulância de simples remoção e um trator com implementos agrícolas, e autorizou a implantação da Adutora de Água Tratada de Belo Campo à Tremedal, com 19 quilômetros de extensão e investimento de R$ 3,9 milhões, que beneficiará cerca 4.300 habitantes do município. Na oportunidade, Wagner assinou ainda a ordem de serviço para ampliação do Colégio Estadual Marieta Pereira dos Santos, na sede de Tremedal, no valor de R$ 181 mil, e entregou 50 mil filhotes de peixe para o povoamento de açudes do município.