Como parte da programação do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena, foi iniciada na noite desta segunda-feira (19), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, o Encontro Nacional de Colegiados Territoriais.

Na ocasião, o ministro de Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e representantes dos estados de Goiás, Acre, Ceará, Pernambuco e Amazonas assinaram um acordo de cooperação.

O propósito da parceria, que envolve seis estados, é realizar de forma conjunta ações necessárias para a elaboração dos planos estaduais e territoriais de desenvolvimento rural sustentável e solidário.

Em seu pronunciamento, o governador Jaques Wagner comentou a criação dos territórios de identidade pela atual gestão e citou os principais programas que beneficiaram também a população da zona rural. “É uma alegria receber este evento aqui. Para nós é um orgulho e, de certa forma, um reconhecimento. Somos aproximadamente 150 mil famílias na agricultura familiar. Tínhamos 70% do povo que vive no interior do estado sem água de qualidade. Em sete anos levamos água para quatro milhões de baianos e esgotamento sanitário para 2,5 milhões”.

O acordo também objetiva fortalecer o Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais e do Programa Territórios de Cidadania.

Programação

Até quinta-feira (22), o evento continua com programação que inclui painéis, apresentação de vídeos, mesas redondas e trabalhos em grupo. Além de representantes de 26 estados brasileiros, países como Uruguai e El Salvador enviaram representantes para o evento na capital baiana.

De acordo com o ministro Miguel Rosseto, a Bahia registra avanços importantes no setor rural, em especial, na agricultura familiar. O titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) também reiterou a necessidade dos entes federados unirem esforços para gerar resultados positivos.

“Quero cumprimentar todos os representantes dos estados que firmaram com o governo federal o compromisso de dar continuidade a esta agenda de transformações. Vivemos um momento importante com experiências vigorosas na superação das desigualdades. Tenham todos um grande e vitorioso encontro”, afirmou o ministro.

Museu itinerante

Quem participa do evento ainda tem a oportunidade de visitar o Caminhão Museu Sentimentos da Terra, estacionado na área externa do hotel. No veículo adaptado, as pessoas conhecem, de forma interativa, um pouco mais sobre os principais ícones da história do Brasil de todos os tempos, além de ter acesso a livros e vídeos que são exibidos em duas salas de cinema climatizadas.