O Plano Nacional de Economia Solidária está sendo discutido, nesta quarta (7) e quinta-feira (8), na Conferência Territorial de Economia Solidária, que reúne no Auditório Agenor Jatobá, do Colégio Dois de Julho, no Garcia, em Salvador, 120 representantes dos municípios do Território de Identidade Metropolitano.

Promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Economia Solidária (Sesol), o evento é coordenado por Ana Sueli e Joilson Santana Débora Rodrigues, do Conselho de Economia Solidária.

Estão em plenária representantes de empreendimentos econômicos e solidários dos municípios de Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.

A reunião foi aberta nesta quarta-feira pelo superintendente de Economia Solidária, Milton Barbosa, que falou sobre a importância dos debates na construção do Plano Nacional de Economia Solidária.

Ações de apoio

Ele fez um relato das ações da Setre de apoio à Economia Solidária, desde a implantação dos Centros Públicos até a publicação de editais de apoio a empreendimentos econômicos solidários, passando pela implementação do Conselho Estadual de Economia Solidária, entre outras políticas públicas.

Nesta quinta, último dia de debate, os grupos de trabalhos apresentarão as sugestões em plenária para votação e discussão final. Antes, serão eleitos os delegados, e um documento será aprovado com as sugestões finais para a 3ª Conferência Estadual, marcada para os próximos dias 21 e 23, também em Salvador.

Esta semana, além da Conferência Territorial de Salvador está acontecendo as reuniões do Médio Sudoeste (Itapetinga), Bacia do Rio Corrente (Correntina), Irecê (Irecê), Itaparica (Paulo Afonso), Piemonte do Paraguaçu (Itaberaba) e no Nordeste II (Cícero Dantas).

Tema nacional

Este ano, o tema dos encontros territoriais é o mesmo da 3ª Conferência Nacional (3ª Conaes), que acontece em novembro, em Brasília – ‘Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável’.

A partir desse tema, as conferências estão desenvolvendo um meio de articular e integrar as diferentes políticas públicas que abrangem a economia solidária, seguindo os eixos ‘Contextualização’, ‘Objetivos e Estratégias’ e ‘Linhas de Ação e Diretrizes Operacionais’.