Regularizar a produção e a comercialização de produtos lácteos em Santa Bárbara e região. Este é o objetivo da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), ao apresentar projeto para a construção da unidade de beneficiamento de leite, que irá organizar a cadeia produtiva fornecendo queijo, manteiga, requeijão e demais produtos com inspeção sanitária. Na última terça-feira (20), em Santa Bárbara, foi firmado o convênio por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), via Companhia de Ação Regional (CAR), viabilizando a construção do empreendimento.

A região que se destaca na produção de requeijão na Bahia tem grande importância para a economia local. Manifestando a preocupação com a segurança alimentar e seguridade dos alimentos consumidos pela população, o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, explica que o governo incentiva a produção em Santa Bárbara. Por isso, o produto precisa ser fabricado com matéria-prima inspecionada numa estrutura adequada e dentro de padrões de higiênico-sanitários.

O laticínio, que terá capacidade parade produção de cino mil litros de leite/dia, receberá a matéria-prima da agricultura familiar. Durante a cerimônia de assinatura do convenio, os representantes das prefeituras municipais da região e o diretor da CAR, José Vivaldo de Mendonça Filho, ressaltaram a importância da construção do empreendimento para região, que servirá de vitrine para todo o estado.  Eles ainda ressaltaram as mudanças na conduta da diretoria geral e de inspeção da Adab, no trabalho de orientação realizado para trazer indústrias informais para a legalidade, dentro das orientações técnicas de inspeção e normas específicas de controle.

Saúde pública

A Adab foi responsável pela orientação e aprovação técnica do projeto do laticínio. “Nosso compromisso é com a saúde pública, uma vez que a elaboração do projeto para construção do laticínio veio para regularizar a atividade clandestina", disse o coordenador de Operações Especiais, Adilson Pinheiro, que participou do evento, representando a Adab e o diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária, Adriano Bouzas. Segundo ele, "ter a cadeia produtiva do leite estruturada é garantia de oferta de um produto seguro e de qualidade para a população”.

No mesmo dia, a equipe da Diretoria de Inspeção da Adab avaliou o terreno para a construção do estabelecimento, estando aprovado para o início das obras, sempre de acordo com as necessidades de sustentabilidade ambiental, social e econômica.