O secretário da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa, representantes do Ibama e da Prefeitura de Camamu, município localizado no baixo sul da Bahia, se reuniram na segunda-feira (12) para firmar acordo de transferência de cargas de madeira apreendida na Bahia, proveniente principalmente do estado do Pará.

De acordo com o secretário, o objetivo é fortalecer a indústria naval artesanal secular existente no baixo sul do estado. “A cada dez barcos artesanais de médio porte fabricados no Brasil, oito são feitos nessa região, com todas as dificuldades que se apresentam neste exato momento. Dessa forma, queremos revitaliza-lo”.

Para a revitalização dos estaleiros é importante que se ofereça compensações como incentivo em energia elétrica e isenções de impostos com as prefeituras envolvidas. Segundo ele, a intenção é trazer mão de obra especializada de Portugal para realizar treinamentos, pois lá existe uma indústria ativa, com excelente acabamento e materiais tecnologicamente modernizados. Ele afirma que essa é uma orientação do governo baiano, que defende a manutenção dessa indústria naval artesanal e secular.