O governador Jaques Wagner expressou solidariedade aos familiares e amigos do arquiteto João Filgueiras Lima, conhecido por Lelé, que morreu nesta quarta-feira (21), aos 82 anos. O governador decretou luto oficial de um dia, em toda a Bahia, em sinal de pesar pelo falecimento de Lelé, um dos mais importantes e influentes arquitetos do país. A decisão leva em consideração os relevantes serviços prestados ao estado da Bahia pelo profissional.

“Quero prestar minha solidariedade à família de Lelé, um arquiteto que soube, como poucos, unir nos muitos projetos realizados em várias partes do Brasil, os traços e linhas da sua técnica a uma forma artística, expressando toda sua criatividade”, disse o governador. Lelé foi o idealizador do Hospital Sarah Kubitschek, do Centro Administrativo da Bahia (CAB) e de várias passarelas de Salvador.

Ele participou dos trabalhos de construção de Brasília, da criação da Fábrica de Escolas do Rio de Janeiro e dos Centros Integrados de Educação Pública (ambos em parceria com Darcy Ribeiro) e pela Fábrica de Equipamentos Comunitários em Salvador, além de vários outros edifícios.