Os pescadores do território do Baixo Sul terão mais assistência técnica para melhorar a produtividade e aumentar a renda. A Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), inaugurou nesta quinta-feira (22) um escritório em Camamu. O local, implantado com apoio da Prefeitura Municipal, será responsável por promover a oferta de serviços como capacitação, treinamentos, oficinas e cursos, além dos programas dos governos federal e estadual, por meio da articulação com associações, colônias e entidades representativas do segmento.

Durante a inauguração do escritório, a Bahia Pesca também entregou um veículo e uma embarcação de alumínio para a unidade desenvolver as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), além de seis canoas do Projeto Renovar para a Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-17.

“A operacionalização do escritório regional e a entrega das canoas no município dinamizará ainda mais nossas atividades de Ater no território do Baixo Sul, e garantirá a implantação de projetos focados nas necessidades dos pescadores e aquicultores da região”, explicou o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, ressaltando que os técnicos irão prestar assistência para 200 famílias da região, além de fazer o monitoramento dos projetos produtivos e de fomento da Bahia Pesca.

Além do Baixo Sul, a área de atuação do escritório envolve ainda as cidades de Aurelino Leal, Itacaré, Maraú, Ubatiba e Ubatã. Entre os projetos em desenvolvimento na região, destaca-se o Renovar, cujas embarcações foram construídas pelos próprios pescadores em oficinas realizadas pela Bahia Pesca em Maraú. “Agora é tempo de impor celeridade ao processo, ampliando a atuação dos projetos para melhorar a condição de vida dessas pessoas”, apontou o presidente da Bahia Pesca ao indicar que a ostreicultura, algicultura e piscicultura também estarão contempladas na região.

Baía de Camamu

A Baía de Camamu é considerada a terceira maior do Brasil em volume de água, depois das baías de Todos os Santos e Guanabara. Além da agricultura, a pesca artesanal é a principal atividade profissional, abrangendo aproximadamente 14 mil pescadores e marisqueiras. A produção anual gira em torno de 15 mil toneladas de frutos do mar. Para manutenção desta atividade, as famílias de pescadores capturam mais de 60 espécies nos estuários, manguezais e no ambiente marítimo.