A pesca artesanal no extremo sul da Bahia foi fortalecida com a entrega no final de semana, pela Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), de mais de 50 embarcações do Projeto Renovar aos pescadores da região. A cerimônia aconteceu na cidade de Prado, a 800 quilômetros de Salvador.

A ação atende a mais de 600 pessoas, que passam a contar com um equipamento mais seguro, ágil e de maior capacidade de transporte. As embarcações, feitas de fibra de vidro, possuem 7,60 metros de comprimento e estão equipadas com motor de popa e kit salvatagem.

“Fomentar a pesca e a aquicultura na Bahia envolve melhorar as condições de trabalho dos pescadores baianos, disponibilizando ferramentas para aqueles que querem aumentar sua produção e renda. As novas embarcações, em conjunto com as demais ações que estão sendo implantandas no extremo sul, vêm colaborar com o crescimento da produtividade destes trabalhadores”, afirmou o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

Projeto Renovar

A ação dá continuidade ao Projeto Renovar, criado pela Seagri, por meio da Bahia Pesca, que tem a meta de substituir gradativamente a frota artesanal baiana – 16 mil canoas de madeira – por embarcações de fibra de vidro. Segundo Peixoto, “o Renovar diminui a pressão para extração da madeira da Mata Atlântica, habilita jovens empreendedores para trabalhar no segmento da construção naval artesanal e disponibiliza a milhares de famílias um importante meio de produção”.