A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) do Semiárido Baiano, coordenado pela Casa Civil do Estado da Bahia, foi realizada na tarde desta quarta-feira (21). Instituído pelo Decreto nº 15.109, de 13 de maio de 2014, o grupo tem por objetivo promover estudos relacionados a temas que envolvem a convivência e o desenvolvimento da região, além de elaborar a proposta de Projeto de Lei da Política Estadual de Convivência com o Semiárido.

Com reuniões semanais, o GT Semiárido produzirá um documento que deverá apresentar os objetivos, as diretrizes e os instrumentos necessários para articulação, gestão e implementação de ações, programas e projetos voltados para a convivência e promoção da região. O texto tem a perspectiva de ser enviado para o Legislativo estadual em julho deste ano.

O coordenador de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Luiz Henrique D’Utra, explica que o objetivo do Governo da Bahia é “trabalhar para deixar um legado positivo para o estado no quesito convivência com o semiárido. Quase 70% do nosso território é semiárido. Precisamos intensificar ainda mais as ações para o desenvolvimento da região”.

Além de representantes da Casa Civil, o GT tem representantes das secretarias estaduais da Agricultura (Seagri), Educação, Meio Ambiente (Sema), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Integração Regional (Sedir), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Planejamento (Seplan), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Política para as Mulheres (SPM) e Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Participam ainda do grupo a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda) e Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA).