Nos últimos três anos, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) conseguiu reduzir em 35% os índices de infecção hospitalar. Os dados foram passados pelo infectologista Carlos Vladimir Santana Neco, coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), durante o II Workshop de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, realizado na terça-feira (20), no auditório central.

“Antes, parecia haver uma linha que dividia a infecção hospitalar e a infecção comunitária; hoje, essa distinção não existe, e o número de bactérias resistentes aumenta a cada dia que passa, daí a importância de estar bem informado quanto a isso”, disse Vladimir Neco.

Profissionais, residentes e estagiários do HGRS participaram das palestras e assistiram à peça teatral “Segurança do Paciente”, que fez uma abordagem lúdica sobre os principais conceitos da Segurança do Paciente, que compreendem a observação de uma série de práticas no cotidiano hospitalar, para garantir ao paciente uma assistência adequada e segura, evitando erros no cuidado com ele.

A diretora geral do Hospital Roberto Santos, Delvone Almeida, ressaltou a importância de os profissionais se atualizarem em um campo como o do controle de infecções hospitalares, onde sempre surgem informações novas.