A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em parceria com diferentes secretarias do governo estadual, lança a partir do dia 20 de maio o Programa Hemoba em Ação – um mutirão para despertar a solidariedade da população baiana e captar doadores de sangue.

De 20 a 23 de maio, o Hemóvel estará em frente à Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), das 8 às 17h, esperando a visita dos doadores. Com o apoio do Governo do Estado, o programa é uma iniciativa da Hemoba, em parceria com a Central de Transplantes da Bahia. O objetivo é convocar a população para doar e aumentar o estoque de sangue das unidades de coleta em todo o estado.

Doações na Bahia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que para se ter estoques satisfatórios sejam necessários pelo menos 3% da população doando sangue de forma regular. No Brasil, dados do Ministério da Saúde demonstram que 1,7% da população é doadora. Na Bahia, esse número é 1% e predominam doadores de reposição, ou seja, estão doando porque algum parente ou amigo próximo está necessitando.

A missão da Hemoba, que possui 24 unidades espalhadas em diferentes cidades baianas, é coordenar a política de sangue no estado, assegurando o fornecimento para todos os hospitais da rede pública.  Ao longo dos últimos anos, a Fundação tem enfrentado diminuição paulatina no número de doadores voluntários, que são a base de todo o sistema de doação de sangue.

Quem pode doar

As condições básicas para doar sangue incluem boa saúde, portar documento oficial de identidade com foto e idade entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais. Para mais informações, acesse o site da Fundação Hemoba.