Em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Regional de Juazeiro promoveram nesta segunda-feira (5) uma ação de conscientização dos profissionais sobre a importância de lavar as mãos.

A programação do evento constou de palestras educativas e distribuição de folhetos informativos para os participantes. A data (5 de maio) foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de ressaltar os cinco momentos mais importantes que os profissionais da assistência a saúde devem fazer a lavagem das mãos.

Segundo a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Carol Moraes, a higienização das mãos é considerado o procedimento mais importante e barato para evitar a transmissão de infecções nos serviços de saúde. “Nosso principal objetivo é promover ações que reforcem a higiene das mãos como medida essencial para a prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras).

O infectologista do HRJ, Rodrigo Videres, ressaltou que o alerta vale também para toda a população. “As pessoas precisam se conscientizar da importância de incluir a lavagem das mãos de forma constante na rotina diária. Lavar as mãos de forma correta evita desde as verminoses, que ocasionam doenças gastrointestinais, até doenças respiratórias como a gripe”.