Uma nova etapa do Projeto de Qualificação do Cuidado e Mobilização Comunitária em Diabetes (Proced), desta vez, voltada para municípios baianos, será realizada a partir desta segunda-feira (26), no Grande Hotel da Barra, em Salvador. A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), em parceria com a Fundação Mundial de Diabetes (WDF) e Organização Panamericana de Saúde (Opas).

O Proced foi criado para possibilitar a participação de estados brasileiros e países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em atividades de capacitação, aperfeiçoamento, mobilização comunitária e produção de materiais educativos para a atenção ao diabetes, promovendo a troca de experiências adaptáveis a diversas realidades socioeconômicas.

O início do projeto, em 2008, aconteceu com as atividades do primeiro módulo de Qualificação do Cuidado e Mobilização Comunitária em Diabetes, que tinha o propósito de melhorar a atenção em diabetes para cinco estados brasileiros (Acre, Alagoas, Mato Grosso, Tocantins e Paraíba) e dois países da CPLP (Guiné-Bissau e Moçambique), beneficiando a um total de 50 profissionais. No ano seguinte, ocorreu o segundo módulo, com foco no rastreamento e manejo das complicações agudas e crônicas da doença.

Momento atual

A nova etapa do Proced, que será realizada até o dia 30 deste mês, envolve nove municípios da 10ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) de Paulo Afonso (Abaré, Rodelas, Macururé, Chorrochó, Pedro Alexandre, Santa Brígida, Jeremoabo, Glória e Paulo Afonso), além de Cícero Dantas, no nordeste baiano, e Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O objetivo é apoiar políticas de atenção integral à saúde de pessoas com diabetes no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da construção de capacidades técnicas dos profissionais de saúde para o cuidado ao agravo, desenvolvendo estratégias eficazes para aplicação e disseminação dos conhecimentos, mobilização comunitária e auto cuidado.

A diretora do Cedeba, Reine Chaves, explica que escolha dos municípios para a nova etapa do Proced ocorreu mediante critérios definidos juntamente com o secretário da Saúde, Washington Couto, entre eles, a cobertura de mais de 50% da Estratégia de Saúde da Família, a participação no Programa Medicamento em Casa (Medcasa), a rede básica organizada e a existência, na regional, de pelo menos 60% dos municípios qualificados na assistência em diabetes mellitus e doenças crônicas.

Centro de referência

A realização do Proced credenciou o Cedeba como o primeiro serviço do país e o terceiro da América Latina, considerado centro colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) na área de capacitação e treinamento de profissionais para a atenção ao diabetes. Na primeira etapa do projeto foram desenvolvidos trabalhos na área de educação em saúde para pacientes diabéticos, com ênfase na prevenção.

Segundo ainda a diretora do centro, "a repercussão positiva que o projeto vem obtendo respalda a certificação do Cedeba, pela Opas/OMS, como referência, possibilitando a constante troca de experiências com outros estados e países de língua portuguesa e a melhoria da assistência prestada à população.

O segundo módulo do Proced, em 2009, aconteceu em paralelo à I Oficina Nacional de Formação de Tutores de Educação em Saúde, voltada para o autocuidado em diabetes, trazendo de volta a Salvador 50 profissionais, de cinco estados brasileiros e de países de língua portuguesa já contemplados no primeiro módulo.