Iniciada no dia 25 deste mês, a etapa do programa Saúde em Movimento, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que está sendo realizada no município de Alagoinhas, já fez 2.610 consultas oftalmológicas e 1.079 cirurgias de catarata. A estimativa é que até o dia 31 próximo sejam totalizadas três mil consultas e 1.850 cirurgias.

A ação na cidade, que acontece na Policlínica Municipal de Alagoinhas, foi acompanhada nesta quinta-feira (29) pelo secretário estadual da Saúde, Washington Couto. Em Alagoinhas, José Correa, 63 anos, morador da cidade, contou que estava há mais de um ano procurando onde fazer a cirurgia de catarata. "Fiquei sabendo do Saúde em Movimento através de um programa de rádio, agendei meu atendimento, passei pela consulta na terça-feira, fiz a cirurgia no dia seguinte e hoje voltei para a revisão".

Em Ilhéus

No município de Ilhéus, o atendimento do Saúde em Movimento começou no dia 28 último e continua até o dia 6 de junho. A expectativa é que, até o final da ação, sejam realizadas sete mil consultas oftalmológicas e 2.500 cirurgias de catarata. A estrutura para o atendimento está montada no Centro de Convenções de Ilhéus. O secretário Washington Couto também acompanhou as atividades na cidade. "Cuidamos da saúde das pessoas devolvendo a alegria de viver. Além da cirurgia de catarata, são diversos exames oftalmológicos feitos no Saúde em Movimento".

Um dos casos atendidos em Ilhéus foi de duas irmãs gêmeas que apresentavam catarata congênita. Uma delas precisou ser operada e já enxerga bem. Outra pessoa atendida foi a dona de casa Djalma de Souza, 74 anos. "Voltei a estudar e estava com dificuldades. Pensei até em desistir, mas agora vou continuar e até mesmo ajudar meus bisnetos com as tarefas".