O artesanato baiano foi apresentado no Sheraton Hotel, no Campo Grande, em Salvador, atraindo compradores de todo o Brasil, com a realização da sétima edição da Rodada de Negócios de Artesanato da Bahia, iniciada na quinta-feira (22) e que acontece até as 17h desta sexta-feira (23).

Parceria do Instituto Visconde de Mauá, vinculado à Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento representou oportunidade de negócios para 100 artesãos da Bahia com produtos de diversas tipologias.

A artesã Paula Iara Alves, de Paulo Afonso, município situado no Vale São Franciscano, garante ter feito bons negócios com empresários do Rio, São Paulo e também da Bahia. “Esta é a minha segunda rodada, as vendas estão ótimas e estou muito feliz”.

Cadastrada no Mauá há seis anos, Paula Iara trabalha com madeira ‘mdf’ em produtos diversificados. Aproveitando o clima da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, ela preparou delicados chinelinhos (com pinturas da Bandeira do Brasil), quadrinhos e mandalas, destacando as cores verde, azul, amarelo e branco.

Uma de suas clientes é a baiana Angélica Monford que garante ser admiradora do trabalho da artesã. “Esta é a segunda vez que venho à Rodada, e o trabalho de Paula Iara é muito bem feito. Este evento é uma oportunidade de conhecer novos produtos de boa qualidade. Tenho uma loja no Aeroporto de Salvador e hoje adquiri peças maravilhosas”.

Aceitação

Quem também elogiou bastante o evento é a paulista Cristine de Mendonça. Segundo ela, produtos baianos costumam ser bem aceitos em São Paulo. “Comprei um pouco de tudo, e o artesanato baiano está de parabéns. Os artesãos estão cada vez mais capacitados, o material é de primeira. Gosto muito do acabamento e dos detalhes”.

Para a gerente de Promoção e Comercialização do Instituto Mauá, Rosemary Aguiar, a rodada é mais uma oportunidade do artesão baiano fechar bons negócios e ter o trabalho divulgado em outros estados. A iniciativa do Sebrae-BA e Mauá começou em 2008, alcançando bom saldo de vendas e se consolidando como oportunidade de acesso dos artesãos ao mercado de venda direta e encomendas no setor.

Segundo a gestora de projetos da Expoart Bahia, Aparecida Fernandes, a sexta edição da rodada, no ano passado, teve 45 mesas de expositores. Neste ano – foram 60 mesas, 100 artesãos de cooperativas, associações e microempreendedores individuais, além de 40 compradores – dos quais 23 vindos de outros estados.

A expectativa é que o evento supere o volume de negócios da edição anterior, que ficou em R$ 161 mil. A 7ª Rodada de Negócios de Artesanato da Bahia reuniu trabalhos de profissionais da Associação de Guanambi, da Associação dos Artesãos do Raso de Nova Soure, da Coopertextil e do artesão Lázaro Gilmar.