Representantes dos empreendimentos de economia solidária da Bahia, do poder público e das incubadoras participam no período de 21 a 23 deste mês, no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, em Salvador, da 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária, promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Economia Solidária (Sesol). O evento é preparatório para a 3ª Conferência Nacional, prevista para de novembro, em Brasília.

Este ano, o tema em debate é ‘Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável’. A preparação para a conferência estadual aconteceu com a realização de reuniões em todos os territórios de identidade do estado.

Nesses encontros foram ouvidas as demandas regionais e feito um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Ecosol na Bahia. Participaram duas mil pessoas, entre elas, 1.750 representantes de empreendimentos, gestores públicos e de assessoria e fomento.

Delegados

A conferência terá 322 delegados territoriais e vai eleger 100 delegados para representar a Bahia na 3ª Conferência Nacional. O evento estadual pretende criar uma ampla discussão sobre o futuro da economia solidária no país, no estado e nos municípios, com diagnósticos, eixos de ação e programas e projetos estratégicos. Além da formação de um modelo de gestão para o fortalecimento do setor.

“Esta 3ª Conferência Estadual é a chance do pequeno empreendedor contribuir para melhorar a política da economia solidária no estado, apresentando propostas para a construção de novas políticas públicas. Durante o evento acontecerá a troca de experiência e, por isso, se configura também em um momento de formação’?, afirma o superintendente de Economia Solidária, Milton Barbosa.