O Projeto Trilha para Mulheres, iniciativa pioneira na Bahia, iniciou suas aulas no município de Uruçuca, sul baiano, nesta quinta-feira (29), contemplando 60 jovens com cursos na área de hotelaria. A abertura dos trabalhos contou com a presença da prefeita, Fernanda Silva, da titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Vera Lúcia Barbosa, de representantes da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), e autoridades da região. A ação é uma parceria entre o governo baiano e o Governo Federal, com o objetivo de oferecer qualificação social e profissional da juventude.

A titular da SPM disse que a iniciativa, que contempla outros 10 municípios, é uma experiência piloto e terá impacto na criação de oportunidades e afirmação de direitos da população feminina. “É parte do esforço do governo para a promoção da autonomia econômica de mulheres jovens e superação das desigualdades e enfrentamento à violência”, afirmou Vera Lúcia.

Mercado de trabalho

Gidalva dos Santos, 23 anos, moradora da Fazenda São José, uma das localidades atendidas, participou atentamente das primeiras atividades. “Este é meu primeiro curso de qualificação profissional, Espero alcançar muitas chances no mercado de trabalho”, disse a jovem, matriculada no curso de recepção de hotéis, mostrando disposição de estudar e criar suas filhas, uma delas no seu colo, ainda no local do evento.

Nesta sexta (30), a mesma solenidade será realizada no município de Buerarema, também contemplado com a iniciativa. O Trilha para Mulheres também conta com a parceria da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e do Instituto Aliança.