O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), inicia na tarde desta segunda-feira (5) a verificação de taxímetros de Salvador. Vão ser inspecionados cerca de 7,3 mil veículos táxis, total da frota da capital baiana.

Todos os veículos táxis devem passar pela avaliação anual compulsória, convocada pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), sob a pena de perderem alvará para funcionamento. A verificação metrológica é de caráter obrigatório conforme a Portaria do Inmetro nº 201 de 21 de outubro de 2002, vai até o dia 25 outubro.

Os taxistas são convocados de acordo com o número do alvará do veículo para comparecimento na unidade do Ibametro, que funciona ao lado da Getax, no Vale dos Barris. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. No local, o órgão tem uma pista especialmente montada para esse tipo de inspeção. A taxa de verificação metrológica permanece no valor de R$ 37,50.

O motorista que não comparecer e não justificar a ausência junto ao Ibametro vai sofrer as sanções da legislação em vigor. Na ocasião, deverá apresentar como documentação certificado de verificação do ano anterior (2013), licenciamento do veículo atualizado, o selo do G. N. V., vistoria aprovada da prefeitura e outros documentos que achar necessário.

Itens checados

Será avaliado se o instrumento de medição está funcionando em conformidade com a legislação metrológica do Inmetro e o controle metrológico dos taxímetros, de acordo com a tarifa vigente do município. Também haverá a checagem da integridade do selo lacre amarelo que impede o acesso a regulagem do aparelho e também a existência do selo marca de verificação subseqüente do Inmetro, que indica a validade da última aferição do Ibametro, comprovando que o aparelho está em perfeito funcionamento.

“A inspeção garante a confiabilidade na prestação do serviço, a partir do controle metrológico preciso da relação entre a distância percorrida e o custo da corrida feita pelo consumidor usuário do táxi. Desta forma, o Ibametro cumpre a sua missão de promover o equilíbrio na relação de consumo”, explica o diretor-geral do Ibametro, Osny Bomfim.

Caso o usuário do serviço desconfie de alguma irregularidade em veículos táxis, deve denunciar ao Disque Ibametro pelo telefone 0800-0711888.